domingo, 27 de julho de 2008

Direitos dos Idosos

Todos temos os nossos direitos...

Independência:
Ter acesso à alimentação, à água, à habitação, ao vestuário, à saúde, a apoio familiar e comunitário. Ter oportunidade de trabalhar ou ter acesso a outras formas de geração de rendimentos. Poder determinar em que momento se deve afastar do mercado de trabalho.Ter acesso à educação permanente e a programas de qualificação e requalificação profissional.Poder viver em ambientes seguros adaptáveis à sua preferência pessoal, que sejam passíveis de mudanças.Poder viver em sua casa pelo tempo que for viável.

• Participação:
Permanecer integrado na sociedade, participar activamente na formulação e implementação de políticas que afectam directamente o seu bem-estar e transmitir aos mais jovens conhecimentos e habilidades.Aproveitar as oportunidades para prestar serviços à comunidade, trabalhando como voluntário, de acordo com seus interesses e capacidadesPoder formar movimentos ou associações de idosos.

• Assistência:
Beneficiar da assistência e protecção da família e da comunidade, de acordo com os seus valores culturais. Ter acesso à assistência médica para manter ou adquirir o bem-estar físico, mental e emocional, prevenindo a incidência de doenças. Ter acesso a meios apropriados de atenção institucional que lhe proporcionem protecção, reabilitação, estimulação mental e desenvolvimento social, num ambiente humano e seguro.Ter acesso a serviços sociais e jurídicos que lhe assegurem melhores níveis de autonomia, protecção e assistência.Desfrutar os direitos e liberdades fundamentais, quando residente em instituições que lhe proporcionem os cuidados necessários, respeitando-o na sua dignidade, crença e intimidade. Deve desfrutar ainda do direito de tomar decisões quanto à assistência prestada pela instituição e à qualidade da sua vida.

• Auto-realização:
Aproveitar as oportunidades para o total desenvolvimento das suas potencialidades.Ter acesso aos recursos educacionais, culturais, espirituais e de lazer da sociedade.

• Dignidade:
Poder viver com dignidade e segurança, sem ser objecto de exploração e maus-tratos físicos e/ou mentais.Ser tratado com justiça, independentemente da idade, sexo, raça, etnia, deficiências, condições económicas ou outros factores.


(Segundo a ONU)

2 comentários:

Praça Publica disse...

Já podem votar na sondagem da Praça Pública.

red angel disse...

Comentar é fácil,dificil é saber que existem muitas pessoas idosas vitimas de maus tratos fisicos e psicologicos,alias a nos nem mos passa pela cabeça o quanto existe por esse pais fora,é pena que a maioria não seja denunciada pois cabe as pessoas tb ajudar a que essas pessoas possam ter uma vida mais descansada,muita gente se esquece que devido a essas pessoas que lutaram tanto para que os filhos possam ter uma vida boa e muitas vezes são abandonados pelos próprios,parabens pelo blog e beijokas.